No fim do último mês de 2024, enquanto muitas montadoras se preparavam para os seus "banquetes de agradecimento", a Chery não parou de "atualizar" seu portfólio. Novos modelos foram lançados um após o outro, após os lançamentos da linha Star途 e iCAR. Em 17 de dezembro, o Chery Feiyun A8L foi oficialmente lançado, com cinco versões de configuração, com preços entre 10.990 e 14.390 reais. Mas a Chery preparou boas ofertas para os consumidores: até 31 de janeiro, quem trocar de carro terá preços entre 9.490 e 12.990 reais.
Na verdade, em artigos anteriores, eu já descrevi em detalhes o Chery Feiyun A8L. O carro apresentou um upgrade considerável, tanto na estética quanto no interior, em comparação com o A8 anterior. E além dessas mudanças visíveis, o A8L também se destaca em muitos detalhes que o consumidor nem repara.
Primeiramente, o motor. O Chery Feiyun A8L oferece duas opções de versões híbridas. O sistema híbrido 1.5L tem potência máxima de 225 kW e torque máximo de 435 N·m, o que é suficiente para o dia a dia.
Mas o destaque desta novidade é o sistema híbrido Chery Kunpeng C-DM 5.0, com motor 1.5T específico para híbridos, e eficiência térmica de 44,5%. A potência máxima do sistema chega a 265 kW e o torque máximo a 530 N·m. Não só o desempenho é ótimo para a categoria, mas o consumo de combustível de 4,2 litros por 100km também é bem competitivo.
Além disso, o A8L usa uma bateria de íons de lítio fosfato de ferro de 18,67 kWh, que proporciona uma autonomia elétrica de 145 km no ciclo CLTC. Comparando com modelos da categoria, como o BYD Qin L e o Silver Galaxy L6, o Chery A8L se destaca ainda mais.
No evento de lançamento, o A8L bateu um recorde mundial Guinness de maior autonomia para um carro híbrido plug-in produzido em série, com 2369,915 km de autonomia total com tanque cheio e bateria carregada. Parece que a autonomia acima de 2000km já virou um padrão para carros híbridos plug-in na faixa de R$10.000.
Falando nisso, a Chery realmente entendeu de marketing ao fazer a demonstração de testes de colisão ao vivo na apresentação. O teste de colisão do A8L foi transmitido ao vivo. Isso demonstra a confiança da Chery na segurança do A8L e desmistificou possíveis dúvidas sobre os resultados dos testes. Principalmente no teste de colisão lateral, onde o A8L superou em dobro a energia de colisão do padrão nacional, o que mostra que a carroceria e o habitáculo do carro resistiram sem danos graves à estrutura do carro.
Quanto à tão importante área da inteligência, o Chery Feiyun A8L também se destaca. Com chip 8155 e uma tela central de 15,6 polegadas, com boa resposta. A8L também tem câmera 360 graus e display transparente para maior segurança e conforto. Deu pra sentir que a Chery pensou nos detalhes!
O carro também tem sistemas de direção autônoma de nível L2, passando da segurança passiva para a ativa, garantindo total proteção ao motorista.
Para finalizar:
Em 2024, a Chery não deu moleza, nem mesmo no fim do ano. Lançamentos atrás de lançamentos mostram a força da marca. Em 2025, a Chery deve continuar firme. O Chery Feiyun A8L quer competir com o "rei" da categoria, o BYD Qin L DM-i. Será que vai conseguir dar um jeito no líder do segmento? A resposta vem logo!