É de conhecimento geral que a Lynk & Co é uma marca focada em desempenho esportivo. Para atender às necessidades dos usuários de veículos elétricos, descobrimos que a Lynk & Co lançará oficialmente o Lynk Z20 (imagem) em 22 de dezembro. Dizem que é um carro totalmente elétrico. Então, como é o desempenho do Lynk Z20?
O design exterior do Lynk Z20 é bem especial, mostrando um forte apelo esportivo. A dianteira utiliza o novo design da Lynk, simples mas ao mesmo tempo arrojado, com um conjunto de luzes que unem as luzes de direção diurna, as luzes de condução e as luzes de seta. O design lateral do Lynk Z20 é bem clean, sem frescuras desnecessárias - nota 10! As rodas de 19 polegadas lembram muito o design do Z10.
O design da traseira é super legal! A linha do teto e do porta-malas criam uma conexão visual muito forte e as linhas são super fluidas. A combinação do spoiler e das lanternas traseiras, além de ser linda, melhora a aerodinâmica do carro.
No interior, o Lynk Z20 tem uma tela central de 15,4 polegadas. O passageiro do banco da frente conta com um apoio para as pernas com regulagem elétrica em 4 posições, e um banco com regulagem de inclinação zero-gravidade, além de ventilação e aquecimento dos bancos, e um sistema de som Harman Kardon de 14 alto-falantes. Show de bola!
O Lynk Z20 vem com painel de instrumentos totalmente digital e sistema HUD (cabeça para cima), para que o motorista tenha todas as informações necessárias sem precisar abaixar o olhar, aumentando a segurança. A tela digital é super nítida e mostra tudo direitinho. O HUD projeta as informações importantes no para-brisa, super prático!
Em termos de motor, o Lynk Z20 tem um motor único traseiro, com tração traseira. Dependendo da versão, a potência do motor é de 175kW ou 250kW, sendo que a versão mais potente faz 0 a 100km/h em 5,3 segundos! A bateria tem uma capacidade de 61,47 kWh, com autonomia elétrica de 530 km. Tem carregamento rápido de 4,5C, com 15 minutos de carga para ir de 10% a 80% de carga, o que é muito eficiente.
Na prática, a resposta do motor é muito parecida com a de um carro totalmente elétrico. Em acelerações fortes, o motor elétrico fornece o torque inicial e, depois, o motor a combustão entra em ação. A transição entre os dois tipos de motor é super suave. O Z20 vem com estacionamento automático de série, o que é um ótimo recurso, principalmente para quem está aprendendo a dirigir. O sistema de estacionamento automático tem monitoramento 360 graus e consegue estacionar em vagas paralelas, em curvas, e até em vagas com linhas de demarcação vagas - show de utilidade!
A suspensão do Lynk Z20 é do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira, com um ajuste bem esportivo. Os amortecedores de três canais garantem um ótimo suporte ao rodar em estradas com irregularidades, como buracos ou lombadas. O sistema de assistência de condução inteligente inclui o controle de cruzeiro adaptativo em todas as velocidades. Testando em vias com fluxo de veículos moderado, o sistema funcionou de forma satisfatória. Identifica e reage de forma adequada a veículos ou motos que mudam de faixa repentinamente na frente, fazendo os ajustes de velocidade correspondentes. O carro mantém o centro de forma muito estável. Vocês curtem esse novo elétrico da Lynk?